Grupo de Pesquisa






As atividades do NEP GREG visam primordialmente o fomento e contributo à constituição de uma postura investigativa, de clara direção social, como parte do exercício profissional de cada categoria participante. Neste sentido, toma os recortes de Gênero, Raça/Etnia e Geração como temáticas que, na realidade brasileira, são elementos determinantes, que devem ser elencados em análises de conjunturas e processos analíticos afins, no sentido de empreender uma compreensão sociológica contextualizada e capaz de desvelar as problemáticas, desigualdades, iniquidades e desafios que se apresentam como alvo de intervenção de cada profissão.


Sendo o objetivo uma intervenção postural na constituição de um perfil para pesquisa, o NEPGREG busca colateralmente contribuir para uma paradigma científico de transformação social, baseado em objetivações ético-políticas centradas nos Direitos Humanos e em sua operacionalização dentro de uma concepção de cidadania desatrelada da mercantilização das necessidades sociais.


Neste sentido, a proposta pedagógica percorre uma sequência que se perfaz desde o entendimento dos diversos paradigmas de compreensão e do subtexto intencional que estabelece interlocução com o sujeito ou objeto pesquisado, até os exercícios de planejamento e empreendimento de pesquisa, debate, sistematização e retorno de dados e resultados à comunidade/sociedade.


A proposta se contextualiza para atender aos dois tipos de público: estudantes de graduação e profissionais. Aos estudantes de graduação, objetiva-se o processo formativo que reafirme a indissociabilidade entre a aprendizagem e uso do instrumental técnico-operativo da dimensão investigativa operacionalizada pela pesquisa, qualificando desde o espaço das universidades a concepção de planejamento profissional socialmente direcionado. Aos profissionais objetiva-se a constituição de interlocução investigativa, produtiva e interventiva do instrumental acadêmico com o cotidiano profissional; Fortalecendo nos dois casos a construção de autoidentidades profissionais de capacidade de transitar entre os diversos âmbitos do exercício profissional em vistas de processos interventivos qualificados.


Espera, com esses objetivos reunidos e, na verdade único, contribuir para o exercício da função social da Universidade, facilitando o acesso a instrumentais de aperfeiçoamento e produção, sistematização e difusão de conhecimentos e práticas.



QUEM SOMOS?




PESQUISADORAS:





ESTUDANTES:



LINHAS DE PESQUISA:


POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS: TRABALHO, DIREITOS HUMANOS E A TRANSVERSALIDADE DA ÉTICA, GÊNERO, RAÇA/ ETNIA E GERAÇÃO